segunda-feira, 20 de outubro de 2008

CONCLUSÃO DE ATIVIDADES

TEXTO FEITO PELOS ALUNOS DA 4ª SÉRIE

O menino maluquinho

Era uma vez um menino maluquinho
ele era impossivel. Quando ele chegava em casa da escola os livros chegavam primeiro. Ele se trancava no quarto e estudava muito tirava bastante 10, só tinha zero na comportação. Ele soltava pipa. Ele dormia no colo da vovó, jogava futebol. O menino maluquinho se rasgava nos arames e parecia um munia de tanto esparadrapo. Ele cresceu e virou um cara legal


Os Três Porquinhos

Era uma vez três porquinho que foram morar longe da mãe, cada porquinhos foi fazer sua casa. um porquinho fez bem rapidinho a casa de palha para ir brincar. outro fez de madeira o terceiro mais trabalhador fez de tijolo bem forte. O lobo mau foi achar os três porquinhos porque queria comer leitão assado, soprou na casinha de palha e derrubou foi na casinha de madeira derrubou tambem e os porquinhos correram para a casa de tijolos o lobo tentou e não conseguiu. Ele entrou pela chaminé e caiu no balde de água quente.


Cinderela

Ela tinha uma madrasta que tinha 2 filhas o pai dela morreu e ela virou escrava da casa.
O principe convidou a familha para um baile e a Cinderela quis ir, a madrata não deixou.
Então ela chorou muito e apareceu a fada madrinha que transformou a Cinderela em uma princesa e transformou uma abobora em carruagem.
mas a fada disse que o encanto terminava a meia noite. foi para a festa linda e encontrou o principe quando viu era meia noite saiu correndo e perdeu o sapatinho, o principe ficou encantado e mandou procurar a moça que tivesse pezinho pequeno que entrasse no sapatinho.
quando chegou o mensageiro do principe a cinderela estava em casa e o sapato serviu. Ela virou princesa e foram felizes para sempere.



A Chapeuzinho Vermelho

A mamae da chapeuzinho chamou ela mandou ela ir levar os doces e frutas para a vovó ela foi pela floresta que o caminho era mais curto, o lobo escutou a mamae falar e foi correndo para a casa da vovó. ele bateu na porta falando com a voz da chapeuzinho a vovó disse que podia entrar, o lobo engoliu a vovó, a chapeuzinho gritou alto o caçador escutou e foi correndo pegou o lobo e abriu a barriga do lobo e tirou a vovó, o caçador deu uma lição nele e nunca mais enganou os outros e viveram felizes para sempre.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

AUTO AVALIAÇÃO

Confesso que no início achei o curso um pouco chato, porque além das horas presenciais ainda tinhamos muitos temas de casa. Mas fui deixando a preguiça de lado e vi que, com os temas é que nós acabavamos aprendendo mais. Conversei bastante mas, com certeza aprendi muito mais do que eu imaginava ser capaz de aprender com relação as tecnologias. Nunca imaginei que eu um dia ia criar um blog, participar de grupos, fazer slides, tirinhas, visitar outros blogs. Com certeza foi de grande valia, e posso dizer que a minha bagagem é enorme depois de concluido este curso.
Valeu Cris pelos puchões de orelha!!!

CONCLUSÃO ATIVIDADE - DESAFIO

MALA MÁGICA



Na foto o aluno aparece segurando a mala mágica, onde estavam todos os livros de literatura infantil e as fantasias feitas pelos alunos para representar o seu personagem favorito.










O MENINO MALUQUINHO

Aluno: Murilo
4ª série







OS TRÊS PORQUINHOS

Aluno: Igor
4ª série






CINDERELA

Aluna: Stefani
4ª série





CHAPEUZINHO VERMELHO


Aluna: Débora
4ª série








ATIVIDADE 12 - Leitura

Ao ler o texto QUER APRENDER? CRIE UM BLOG de Paloma Cotes publicado pela Revista época penso que cada vez mais precisamos nos atualizar. E a criação de um blog para que os professores possam mostrar os trabalhos produzidos por seus alunos desperta um interesse maior em produzir melhores trabalhos. Eles adoram a idéia de outras pessoas verem o que produziram. De acordo com o texto a criação de um blog traz diversas vantagens:
* A frequência dos alunos aumenta;
* Eles melhoraram sua expressão escrita e verbal;
* Tem maior interesse em pesquisar;
* A aula não fica mais restrita aos 45 minutos, pois os alunos podem fazer comentários e ainda encontrar links para paginas interessantes;
* Há uma constante troca de informações entre alunos e professores.
É uma pena que esta ferramenta de aprendizagem ainda não está acessível a todos, na nossa escola ainda não temos internet, mas temos a esperança que logo estaremos no mundo digital.
Vale a pena ler....... muito bom

ATIVIDADE 11 - Visita a Blogs

Nesta atividade visitamos diversos blogs com diferentes objetivos, mas todos muito interessantes.

* O mundo encantado de Cecília Meirelles, poesias, folclore, valorização de nossa história. É dedicado às crianças link: http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br

* Núcleo de Tecnologia Educacional de Campos Novos; dicas de grupos de discussão; como fazer apresentações de slides e ainda dicas de leituras. link: http://ntecamposnovos.blogspot.com

* Vamos blogar? - blog educacional colaborativo, tem diversas dicas de pesquisas link: http://vamosblogarbr.blogspot.com

* Blogosfera Marli trata muitos assuntos da atualidade e traz diversas notícias como por exemplo laptops do governo federa pelo valor de mil reais. link: http://blogosferamarli.blogspot.com/

* O PC e a criança, trata da importância da utilização do computador pelas crianças link: http://melhorart.blogspot.com/

* Caldeirão de Idéias, como o próprio nome sugere é realmente um caldeirão. Trata de muitos assuntos super interessantes como a internet na educação, o uso de blogs, indicação de leitura, vídeos, textos interessantíssimos, vale a pena ver. link: http://nteitaperuna.blogspot.com/

* Gibiteca, oferece idéias de trabalhar a leitura com histórias em quadrinhos, dá dicas semanalmente, ótimo espaço para aprender mais. link: http://gibitecacom.blogspot.com

* Blogica Mente apresenta diversos assuntos e vídeos muito interessante link: http://blogicament.blogspot.com/

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

APRENDENDO A CRIAR TIRINHAS

Encontrei a dica para criar tirinhas no site NTE CAMPOS NOVOS . Lá tem o site http://www.quicktoons.com/create onde você pode escolher os ítens para fazer a tirinha como bordas, imagens, balões, e painel. Depois de tudo escolhido você pode incluir a fala dos personagens. Aí é só salvar na pasta imagens no seu computador e publicar no blog.

Homenagem aos Pais

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

ATIVIDADE 7 - Desafio

E.E.B. Profº. José Faria Neto

Tema: Construção de uma "Mala Mágica"

Objetivos:

* Explorar a imaginação das crianças através da leitura dos contos de fada;
* Criar o hábito da leitura diária;
* Desenvolver a linguagem oral das crianças, ampliando o vocabulário;
* Estimular o desenvolvimento da atenção, imaginação, observação, memória e linguagem.
* Proporcionar entrosamento na classe com trabalhos em grupo;
* Desenvolver no aluno sua capacidade criadora através de trabalhos artísticos;
* Valorizar a literatura infantil como formadora de consciência.

Público:

Todos os alunos de 1ª. a 4ª série do Ensino Fundamental

Mídias e Tecnologias:

TV, CDs, DVDs, livros, revistas,

Propostas/Ações a Serem Realizadas

* Os alunos serão incentivados a fazer a leitura de vários livros de literatura infantil com mais atenção.
* Valorizar o material que eles tem acesso;
* Mostrar o poder da literatura ( contos de fada) para nossa imaginação;
* Reunir a turma para a construção da "Mala Mágica" Bem colorida e animada para dispertar a curiosidade nas crianças;
* A idéia é que a cada final de semana a mala vá para a casa de um aluno, juntamente com um livro de literatura. O aluno deverá levar para a sala de aula a mala e dentro dela uma fantasia ou fantoche do personagem principal da história e o registro dos momentos mais importantes. (essa atividade deverá contar com a ajuda dos pais)
* Repassar para os colegas de classe o que mais gostou da obra, representando.

Período de Realização:

3º. Bimestre

Referências Bibliográficas:


FRANTZ, Maria Helena Zancan, O Ensino da Literatura nas Séries Iniciais. 2ª ed. Ijuí: UNIJUÍ, 1997.

http://www.graudez.com.br/litinf/livros.htm

http://www.sitedeliteratura.com/infantil.htm

ATIVIDADE 5 - Continuando o Desafio

Abaixo estão alguns sites que servem de auxilio para desenvolver a atividade do Desafio.

LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO DE LEITORES

É comum encontrarmos nas bibliotecas escolares coleções diversas sobre literatura infantil à disposição das crianças. Entretanto, será que elas, por livre e espontânea vontade vão até a biblioteca ler esses livros sem que sejam estimuladas a fazer tal tarefa? Será que nós, enquanto classe docente estamos oportunizando a fruição e o prazer pelo gosto da leitura?
Este texto trata da literatura infantil como agente formador dos seres, e o uso em nossas salas de aula.

A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Este artigo faz considerações a respeito da leitura enquanto instrumento formador de conhecimento. Discute a influencia da comunidade e da escola na formação de leitores. Trata das histórias em quadrinhos como agente de reelaboração do conhecimento.


A TELA E O LIVRO NA FORMAÇÃO DE LEITORES

O artigo reflete sobre questões referentes à utilização da internet na formação de leitores da literatura. E a construção de um site onde é publicada diversas resenhas de livros que estão disponíveis para leitura.

A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NAS SÉRIES INICIAIS

Este artigo reflete sobre o ensino da leitura na escola nos dias de hoje. Pois no âmbito escolar percebemos que os alunos cada vez mais se afastam e desinteressam pela leitura e é aí que se questiona a prática pedagógica.

O DESAFIO DE FORMAR LEITORES

Neste site Elizabeth Serra, Secretária Geral da FNLIJ ( Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), fala da responsabilidade do professor, diz que é preciso formar professores leitores familiarizados com a escrita. Assim, eles atuarão, com autonomia e criatividade, na formação de estudantes leitores. Fala Também de alguns projetos da Fundação.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

quarta-feira, 23 de julho de 2008

ATIVIDADE 9 - Usando o Correio Eletrônico

Na última semana eu recebi os textos lidos e comentados pelos colegas:


Alessandra: Educar o Educador
( José Manuel Moran)
Aprender a Ensinar
O texto escolhido pela colega fala das tecnologias como mecanismos para ensinar e aprender, pois trazem motivação, aulas dinâmicas e muitas informações. Trata também de questionamentos que devemos fazer sobre o processo educacional, se estamos fazendo certo para conseguirmos uma educação de qualidade.
Moisés: O Educador bem Sucedido
( José Manuel Moran)

O texto escolhido pelo colega fala da questão de professores que trabalham nas mesmas escolas, tem os mesmos salários e uns são aceitos e outros não. Mas o segredo está na competencia de atrair os alunos, criar um vínculo afetivo entre professor/aluno. Trata tambem das tecnologias como ferramenta na aprendizagem, da importância delas para o sucesso do professor.


Valdirene: Educação e Tecnologias: Mudar para valer
( José Manuel Moran)

O texto fala que não devemos fechar os olhos para as mudanças que as tecnologias causam. E que não devemos ter medo do novo. Que essas tecnologias que surgem a cada dia servem de ferramentas para a melhoria da qualidade de ensino, por isso devemos nos aperfeiçoar, atualizar.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

aprendendo a inserir figura

Para inserir imagem, clicar em inserir imagens, abrirá uma tela com a mensagem adicionar uma imagem do seu computador, ir em arquivo e procurar onde está salvo a imagem, depois escolha um layout e selecione o local para postar e vá fazer um upload de imagem, e está concluído é só publicar a postagem

Reavaliação do curso

As aulas são bastante interessantes e aprendi muito, mas eu imaginava que o conteúdo do curso seria outro, que seria trabalhado diretamente o Linux, pois a nossa realidade na escola é outra.
As atividades poderiam ser um pouco mais simplificadas, e também em menor número, para conseguirmos fazer uma atividade bem feita e completa.



segunda-feira, 7 de julho de 2008

ATIVIDADE 4 - Leitura e Produção


O EDUCADOR BEM SUCEDIDO
Por que, nas mesmas escolas, com a mesma formação e os mesmos salários, uns professores conseguem atrair os alunos e realizar um bom trabalho e outros, não ?
Não há uma única forma ou modelo. Depende muito da personalidade, competência, facilidade de aproximar e gerenciar pessoas e situações. Alguns professores conseguem uma mobilização afetiva dos alunos pelo seu magnetismo, simpatia, capacidade de sinergia, de estabelecer um “ rapport”, uma interpessoal grande. Uma das formas de estabelecer vínculos é mostrar genuíno interesse pelos alunos. Os professores de sucesso não se preparam para o fracasso, mas para o sucesso nos seus cursos. Essa atitude positiva é captada consciente e inconscientemente pelos alunos que reagem da mesma forma, dando-lhes crédito, confiança expectativas otimistas. O contrário também acontece: professores que se preparam para a aula prevendo conflitos , que estão cansados da rotina, passam consciente e inconscientemente esse mal-estar que é correspondido com a desconfiança dos alunos, com o distanciamento, com barreiras nas expectativas.
É um conjunto de intenções, gestos, palavras, ações que são traduzidos pelos alunos como positivos ou negativos, que facilitam a interação, o desejo de participar de um processo grupal de aprendizagem, de uma aventura pedagógica (desejo de aprender) ou, pelo contrário, levantam barreiras, desconfianças, que desmobilizam.
O sucesso pedagógico depende também da capacidade de expressar competência intelectual, de mostrar que conhecemos de forma pessoal determinadas áreas do saber, que as relacionamos com os interesses dos alunos.
A coerência entre o que o professor fala e o que faz, na vida é um fator importante para o sucesso pedagógico. Se um professor une a competência intelectual, a emocional e a ética causa um profundo impacto nos alunos. Estes estão muito atentos à pessoa do professor, não somente ao que fala. As técnicas de comunicação também são importantes para o sucesso do professor. Um dos caminhos de aproximação ao aluno é pela comunicação pessoal de vivências, histórias, situações que o aluno ainda não conhece em profundamente.
Um professor que se mostra competente e humano, afetivo, compreensivo, atrai os alunos. Não é a tecnologia que resolve esse distanciamento, mas pode ser um caminho para a aproximação mas rápida. Podemos aproximar nossa linguagem da deles, mas sempre será muito diferente. O que facilita são as entrelinhas da comunicação lingüística: a entonação, os gestos aproximadores, a gestão de processos de participação e acolhimento, dentro dos limites sociais e acadêmicos possíveis.
O educador não precisa ser “perfeito” para ser um bom profissional. Fará um grande trabalho na medida em que se apresente da forma mais próxima ao que ele é naquele momento, que se “revele” sem máscaras. Quando se mostre como alguém que está atento a evoluir, a ensinar e a aprender.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

ATIVIDADE 2 - Conhecendo Jogos/Recursos

Eu escolhi a opção descobrir o computador, nesta atividade o aluno pode brincar usando os periféricos do computador (teclado ou mouse). Escolhendo a opção teclado há várias atividades de manipulação do teclado, onde o aluno além de conhecer a máquina manipulando, pode também treinar o que aprendeu em sala de aula (maiúsculas, minúsculas, números). Estes jogos são ótimas ferramentas facilitadoras do trabalho que é desenvolvido com alunos no ensino fundamental na sala informatizada.

ATIVIDADE 1:Conhecendo o Sistema Operacional

LINUX

Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente.
O Linux adota a GPL, uma licença livre - o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do sistema GNU e o OpenOffice.org, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcado.

MICROSOFT WINDOWS

É uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão 4.0 (comercialmente chamada Windows 95), era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS.
O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais usado do mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.


SISTEMA OPERACIONAL

Um sistema operacional pode ser visto como um programa de grande complexidade que é responsável por todo o funcionamento de uma máquina desde o software a todo hardware instalado na máquina. Todos os processos de um computador estão por de trás de uma programação complexa que comanda todas a funções que um utilizador impõe à máquina. Existem vários sistemas operativos; entre eles, os mais utilizados no dia a dia, normalmente utilizados em computadores domésticos, são o Windows, Linux, OS/2 e Mac OS X.
Um sistema operacional possui as seguintes funções:
1. gerenciamento de processos;
2. gerenciamento de memória;
3. sistema de arquivos;
4. entrada e saída de dados.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Aprendizagem

Cristiane Padilha, Assistente Técnico Pedagógico da E.E.B. Profº José Faria Neto, Ibicuí - Campos Novos-SC, iniciante no curso de Introdução a Inclusão Digital, tem como primeira atividade a criação de blog. Este blog será utilizado para a publicação de trabalhos desenvolvidos durante o curso.